Usuport-RJ recebe denúncia grave sobre a Anvisa do Rio

 

31/07/15 11:10 AM

 

 

 

Chegou até a presidência da USUPORT-RJ uma denúncia grave, descrevendo os problemas da ANVISA no Rio de Janeiro. Ao que tudo indica, foi enviada por quem conhece o íntimo da agência, por quem não está nada satisfeito(a) com a situação atual e deseja ver melhorias no atendimento e no desempenho da autarquia. Agradecemos muito a ajuda que o(a) denunciante está dando aos usuários, aos cidadãos consumidores e a própria ANVISA. Tudo que esse(a) denunciante trouxe foi checado pela USUPORT-RJ e guarda grande vínculo com a realidade.

 

Embora a denúncia descreva em detalhes muitos atos e fatos, aqui colocaremos apenas alguns poucos: O(A) denunciante informa que a antiga coordenadora, através de seus obscuros acordos políticos em Brasília, tomou a agência no Rio de "assalto", praticando vários atos que não condizem com a retidão necessária bom servidor público; alega que o servidor que ousasse a questioná-la era exonerado e seu respectivo chefe afastado do cargo e que tudo isso tinha (ou ainda tem) a chancela do Gerente Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras GGPAF; menciona que alguns servidores que apoiavam politicamente a antiga coordenadora ganhavam benefícios, tal como o de trabalhar 2 vezes na semana com carga horária média de 3 horas; declara que todos os atos e fatos praticados por essa antiga coordenadora foram levados até a sede em Brasília-DF, mas, como ela tinha padrinhos dentro da agência, nada acontecia e; no final, afirma que o maior erro dessa coordenadora, que nada mas foi que uma garantia de controle sobre a agência, foi ter centralizado dos serviços no aeroporto, retirando os postos dos portos secos e molhados, deixando os recintos desguarnecidos de servidores.

 

Como se vê, cai por terra a desculpa dada pelos diretores da agência à USUPORT-RJ, durante reunião em Brasília-DF em 22/05/2015, para justificar o colapso atual, afirmando que não existem servidores suficientes. A realidade é que existe muita coisa a ser ajustada na ANVISA. Pode ser até que faltem servidores, mas, antes de se chegar a essa conclusão e usá-la como desculpa, é necessário fazer uma faxina capaz de mandar para o lixo os não querem trabalhar e estão ali para fazer política, uma meia dúzia que atrapalha e prejudica coletividade. No mesmo sentido, é necessário rever os procedimentos burocráticos, tal como fazer análise documental antes da descarga das mercadorias e descentralizar as ações, retornando com os postos nos recintos alfandegados.   

 

Aos bons servidores da ANVISA (a maioria esmagadora), que desejarem enviar denúncias para USUPORT-RJ, com a finalidade de melhorar o trabalho da Agência Reguladora no Rio de Janeiro, afirmamos que a Associação terá imenso prazer em ajudá-los a fazer essa guinada administrativa tão desejada e necessária.  A USUPORT-RJ assume o compromisso de jamais divulgar as fontes. A união de esforços para expurgar a podridão política que existe dentro da ANVISA é fundamental.

 

A USUPORT-RJ pertence a todos que desejam melhorar o nosso comércio exterior, inclusive aos bons servidores públicos. A Associação dará vez e voz a todos!

 

André de Seixas

Criador e Editor do Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro

E-mail: uprj@uprj.com.br

 

O texto acima reflete a opinião do autor e do UPRJ

 

 

 

 

 

   

®  UPRJ - SITE DOS USUÁRIOS DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO. Todos os direitos reservados           Site e logomarcas desenvolvidos por André de Seixas