Usuários do Maranhão realizam o I Seminário Usuport MA e criticam falta de eficiência nos portos e transportes

 

19/12/14 06:00 AM

No dia 12 de dezembro, o Comitê Provisório da USUPORT MA, coordenado pelo Dr. Saulo Gomes (Mestre em Direito Marítimo Internacional pela Université de Montreal, Canadá), realizou o I Seminário USUPORT MA com a palestra do Consultor Prof. Dr. Osvaldo Agripino de Castro Junior (Pós-Doutor em Direito Regulatório dos Transportes e Portos pela Harvard University), Professor do Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes da UFSC/Labtrans) e membro do Comitê Usuport BR e debate entre os presentes.
 


O evento foi realizado no Centro Internacional de Negócios da FIEMA, das 19:00 às 22:30 e contou com a presença de 60 pessoas representando 30 empresas.

O tema debatido foi A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO USUPORT BR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA DO MARANHÃO, a partir da experiência das shippers associations dos EUA, União Europeia, Canadá e Japão, bem como Usuport BA, Usuport SC e Usuport RJ, recém-criada.

Na ocasião foram debatidos vários problemas envolvendo as regulação do setor, especialmente descaso das três instâncias de governo com o desenvolvimento eficaz da infraestrutura do Maranhão. Dentre os problemas, foram mencionados, desde a falta de tomadas de energia elétrica até a inexistência de uma política de incentivo para um terminal de contêiner, com linha regular para o transporte marítimo internacional.

Os usuários, dentre os quais, grandes exportadores e importadores, reclamaram da falta de regulação do armador estrangeiro e se organizam para realizar o II Seminário Usuport ainda no trimestre de 2015. As mudanças que exigem são urgentes e acreditam que somente a organização por meio do associativismo em rede nacional poderá reduzir as assimetrias entre prestadores de serviços (armadores e terminais), de um lado, e usuários, do outro lado.
 

 

Fonte: UPRJ / USUPORT-RJ

 



 

 

 

 

 

   

®  UPRJ - SITE DOS USUÁRIOS DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO. Todos os direitos reservados           Site e logomarcas desenvolvidos por André de Seixas