Usuários dos portos do Rio oficializam associação representativa

25/11/14 07:28 AM

A Associação dos Usuários dos Portos do estado do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) será criada oficialmente nesta terça-feira (25). A comissão responsável convocou uma assembleia extraordinária, que também aprovará a diretoria executiva, o conselho fiscal e o estatuto da entidade. O evento acontece a partir das 14 horas, no auditório do Mezanino da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro (BGARJ), situada na Rua da Cevada, 93, no Mercado São Sebastião, no bairro Penha Circular.

A comissão de criação da Usuport-RJ é formada por André de Seixas (criador e editor do site dos usuários dos portos do Rio de Janeiro), Euzi Duarte Martins (da empresa Canal Verde – Consultoria e Comércio Exterior, da área de despachos aduaneiros) e pelo advogado e professor em direito marítimo, Osvaldo Agripino de Castro Junior, do escritório JHaroldo & Agripino Consultoria Jurídica.

O objetivo da associação é resgatar o interesse público da atividade portuária, do transporte marítimo internacional para reduzir custo aos exportadores e importadores. “O Brasil importa medicamentos e insumos, importa 70% da farinha de trigo bem como diversos alimentos, insumos para material de limpeza, dentre outros produtos. Os resultados do trabalho da Usuport-RJ reduzirão custos de quem comercializa e, consequentemente, será sentido nas prateleiras dos supermercados, farmácias e comércio de maneira geral”, avalia Seixas.

Ele defende que a criação de uma associação com ‘DNA 100% carga’ é fundamental para que os usuários embarcadores, exportadores e importadores possam obter competitividade nas suas operações. A Usuport-RJ terá como desafio a busca por melhores condições nos portos e no transporte marítimo (custos e qualidade), pelas questões aduaneiras que envolvam a Receita Federal e demais órgãos anuentes e em questões que tratam de acessos aos portos e de toda cadeia logística.

A perspectiva é que, pelo menos, outras cinco ‘Usuport’ sejam criadas em 2015. De acordo com Seixas, a associação dos portos do Rio de Janeiro — junto com as já consolidadas Usuport-BA e Usuport-SC — dará inicio à formação de bloco nacional forte, que reduzirá as assimetrias de representação e informação hoje existentes. A Usuport-RJ deverá ser formada por empresas embarcadoras, exportadoras e importadoras do Rio de Janeiro e outros estados que utilizam os portos fluminenses.
 

Fonte: Portos e Navios | Danilo Oliveira

 

 

   

®  UPRJ - SITE DOS USUÁRIOS DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO. Todos os direitos reservados           Site e logomarcas desenvolvidos por André de Seixas