Ricardo Boechat fala sobre o colapso da Anvisa no Estado do Rio. Agência mentiu aos jornalistas

 

26/07/15 10:29 AM

 

O programa Band News Rio primeira edição do dia 23 de julho de 2015, capitaneado pelo Jornalista Ricardo Boechat, tratou da nossa batalha contra a ineficiência e o péssimo atendimento da Anvisa. Mais uma vez, agradecemos ao Boechat e a equipe da Band News pela oportunidade de mostrarmos a realidade do nosso setor.

 

Ouçam o áudio:

 

 

 

 

Os problemas da agência e de seus servidores no Estado do Rio, que prejudicam os usuários dos nossos portos (Rio, Itaguaí e outros), aeroportos e recintos alfandegados, todos conhecem muito bem, principalmente, os importadores que estão amargando sucessivos prejuízos com armazenagens, fornecimento de energia elétrica, demurrages, multas contratuais, paralisação de indústrias, etc., assim como os cidadãos, que sentem o peso dessa ineficiência nas prateleiras dos supermercados, farmácias e comércios. Porém, o que não se conhecia é o fato de existirem dentro do órgão regulador servidores mentirosos.

 

Absurdo

 

No áudio, uma das jornalistas afirmou que já tinha recebido reclamações de outras empresas do ramo biotecnologia e que, ao entrar em contato com a Anvisa, a agência informou que tudo estava dentro da normalidade, sem problemas. Realmente, a situação deve estar normal para os servidores da autarquia, afinal de contas, a sociedade sempre pagará os vencimentos deles em dia, gozam de estabilidade e/ou segurança por apadrinhamentos políticos. E se o deles não caísse certinho em suas contas bancárias no final do mês? Se não tivessem estabilidade, assim como a imensa maioria da sociedade que não tem tal benefício, mas que, ironicamente, paga os vencimentos deles para receber como contrapartida prejuízos atrás de prejuízos, o chamado “Custo Anvisa”?  

 

Por isso, fazem o que bem entendem, não estão preocupados com os milionários prejuízos das empresas, muito menos, se seus atos e omissões as colocam em risco de falência e se o resultado desse absurdo for a perda dos empregos de milhares de pais de famílias e o desabastecimento de remédios e alimentos. Tudo está normal no “Planeta Anvisa”.

 

Não basta ser incompetente? Não basta ser ineficiente? Não basta ser burocrática? Não basta causar prejuízos aos usuários e aos cidadãos? Precisa mentir também? Quem está sendo protegido? As empresas e os cidadãos é que não. Não será com mentiras que o colapso será resolvido, mas sim, com trabalho e engajamento e ética.  Essa mentira é a prova de que estamos diante de mais uma Agência Reguladora poluída pela política de nomeações de cargos, cujas características principais são ditadas pela má gestão, falta de governança e mentiras.

 

O áudio será juntado ao Processo que trata da denúncia feita pela Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) ao Ministério Público Federal (MPF).

 

 

 

André de Seixas

Criador e Editor do Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro

E-mail: uprj@uprj.com.br

 

O texto acima reflete a opinião do autor e do UPRJ

 

 

 

 

 

   

®  UPRJ - SITE DOS USUÁRIOS DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO. Todos os direitos reservados           Site e logomarcas desenvolvidos por André de Seixas