Muito obrigado, Sergio Barreto Motta

 

25/07/15 11:15 AM

 

 

 

 

O falecimento do Jornalista Sérgio Barreto Motta ou, simplesmente, Motta como eu o chamava, representa uma perda enorme para os setores marítimo e portuário do Brasil. É fato que teremos uma lacuna que demorará a ser preenchida, se é que um dia será.

 

Sou muito grato ao Motta e sempre o agradeci em vida por tudo que ele fez por mim. Aliás, tenho certeza de que muitos são gratos a ele. Não fosse a sua incrível percepção da boa intenção do meu trabalho, a enorme imparcialidade com a qual tratava dos temas do setor, seu enorme entusiasmo, sua a crença em um trabalho que apenas estava começando, de tantos que provavelmente ele viu minguar, dificilmente, a Usuport-RJ existiria hoje.

 

Minhas primeiras leituras do setor foram matérias do Motta que, já naquela época, era um conceituadíssimo jornalista. Mais de 20 anos depois, exatamente em 2013, tive a honra dever meu nome e meu trabalho em uma das suas matérias, exatamente quando comecei essa empreitada através UPRJ. Depois da primeira matéria, dezenas de vezes ele escreveu citou meu trabalho, me entrevistou, chegando a publicar meus artigos em uma das mídias que atuava. Realmente, sou um privilegiado!

 

Muitos devem lembrar quando começamos a tratar das omissões de portos, da regulação dos armadores estrangeiros, das cobranças ilegais contra exportadores, do acesso ao cais da Gamboa do Porto do Rio (portão 24), demurrages, THC e muitos outros temas. Sim, lá no inicio, foi o Motta que comprou essa briga junto com os usuários, tratando do tema na sua coluna de Primeiríssima Linha no Jornal Monitor Mercantil, no site NetMarinha e na publicação Press Guide. O Motta tinha uma percepção ímpar dos atos e fatos do nosso setor. Suas matérias e notas circulavam em diversas mídias e nas principais do nosso ramo. Quem teve a honra e o privilégio de ser entrevistado ou citado pelo Motta sabe muito bem do que estou falando.

 

Por tudo que ele fez por mim, pelo UPRJ  e pelos usuários, o nosso Site passa a ser dedicado a ele, que ganhará um espaço muito especial, para que todos saibam que, se um dia chegarmos a ter um setor mais justo, o Motta teve grande participação nisso.

 

 

André de Seixas

Criador e Editor do Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro

Diretor-Presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ)

 

 

 

 

 

   

®  UPRJ - SITE DOS USUÁRIOS DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO. Todos os direitos reservados           Site e logomarcas desenvolvidos por André de Seixas